Blog

Emigração brasileira no exterior é a mais alta em 5 anos

O número de brasileiros que decidem deixar o país a procura de melhores oportunidades e qualidade de vida vem crescendo nos últimos anos. De acordo com dados divulgados pela Receita Federal, apenas em 2016 mais de 18 mil saíram definitivamente do Brasil – o dobro de 05 anos atrás – deixando muitas vezes uma carreira e vida estável para recomeçar novamente com suas famílias.

Estas migrações ocorrem por velhos conhecidos de nossa sociedade: violência, crise política e econômica. Mas ultimamente a insegurança, desilusão com as instituições e os escândalos constantes fez com que pessoas com boas condições financeiras escolhessem investir ou residir no exterior – principalmente na Europa ou América do Norte.

Perfil

O perfil dos brasileiros que nos últimos anos emigram para o exterior tem a característica de, em sua maioria, serem da classe média, possuírem diploma universitário e ter o inglês avançado. Muitos deles acabam vendendo a casa própria ou deixando uma carreira promissora para poder custear essa mudança. Outro perfil de brasileiros que estão escolhendo morar nos Estados Unidos ou Europa são de grande empresários, com ótimas condições financeiras, que mantem seus negócios no país mas preferem residir em uma região mais segura, com melhor educação e qualidade de vida.


Para se inserir no mercado de trabalho com mais facilidade, ter fluência no idioma específico e uma diploma acadêmico é uma grande vantagem. Países como Austrália e Canadá oferecem oportunidades para brasileiros que querem continuar trabalhando em sua qualificação, mas este cenário não é o mais comum.

Trabalho

A maioria dos brasileiros que mudam para o exterior tem que ‘reiniciar’ sua vida, começar do zero e reconstruir sua carreira profissional. Realizar trabalhos de cunho mais operacional como limpeza ou atendimento pode ser uma das opções enquanto buscam o crescimento profissional e acadêmico. Nos Estados Unidos, muitas faculdades aceitam alunos estrangeiros que podem se formar nestas ‘colleges’ com diplomas técnicos e profissionalizantes – veja aqui nosso post sobre como estudar na Flórida – e este pode ser um dos caminhos para entrar no mercado de trabalho e construir uma carreira sólida.

Para residir nos Estados Unidos legalmente é preciso  respeitar as regras e requisitar um dos vistos americanos que autorizam a sua estadia. Muitos brasileiros entram no país com visto de turismo e acabam ficando irregularmente, sujeitos a deportação e a insegurança jurídica. O modo mais seguro é pesquisar qual método de imigração legal é compatível para você e sua família –  e se preparar para quaisquer contingências e obstáculos. Poder se adaptar a diferentes situações, e superar as dificuldades com determinação e disposição, são características de imigrantes com uma história de sucesso no exterior!

O visto EB-5, conhecido como ‘visto de investidor’, é um dos mais procurados por brasileiros que buscam morar legalmente nos Estados Unidos. Este visto é também um dos caminhos para a residência permanente em solo americano. Confira o nosso post sobre o assunto!

Entre em contato com um dos nosso corretores na WRA Real State Solutions para mais informações sobre investimentos e imóveis na Flórida. Estamos à disposição para ajudá-lo a fazer o melhor investimento imobiliário nos Estados Unidos! Não deixe de nos acompanhar pelo FacebookTwitterGoogle Plus ou pelo Instagram.  Nestes canais você será informado sobre os nossos artigos e novidades, como também poderá tirar suas dúvidas sobre investimentos no mercado imobiliário.

EnglishPortugueseSpanish
Skip to content