Blog

Como abrir uma empresa nos Estados Unidos?

Abrir uma empresa nos Estados Unidos é relativamente fácil e rápido, no máximo 7 dias úteis, porém é um procedimento que deve ser seguido a risca, uma vez que as autoridades americanas levam as leis e regras muito a sério.

Como o país é dividido em estados independentes, e cada estado tem suas próprias leis, vamos falar sobre os estado da Florida, que é de nosso conhecimento.

Lembre-se que é de vital importância também consultar um advogado especializado na área, bem como, uma empresa de gestão empresarial para evitar ter problemas no futuro.
Vamos a algumas informações prévias:

1º Qualquer brasileiro com passaporte válido e outro documento válido, como carteira de motorista pode abrir uma empresa, mesmo que não tenha qualquer tipo de visto;
2º O interessado não precisa estar fisicamente nos EUA, toda documentação pode ser enviada pelo correio ou fax;
3º O custo de abertura dependerá do tipo de empresa e do valor de honorários que você vai pagar a empresa que fará o procedimento. Pode variar entre $100 a $2,000, além disso, é necessário um endereço comercial. Muitas vezes a própria contabilidade tem este serviço e pode disponibilizar por um preço bem interessante;

4º Nos Estados Unidos, as empresas podem ter somente um sócio, e não precisam ter sócios americanos. Também não precisa ter nenhuma ligação com sua empresa no Brasil. Você poderá adquirir carros, imóveis e equipamentos sem nenhum impedimento.
5º A empresa a ser aberta aqui não precisa especificar o ramo onde irá atuar. É possível, mas não é obrigatório. Você pode abrir um empresa para executar “todo e qualquer negócio legal”.
Levando em consideração estas informações básicas, sempre lembrando que é indispensável consultar especialistas para analisarem seu caso, vamos em frente.

Sua empresa precisa de um nome
E este nome deve ser, mas você também pode escolher um nome fantasia para melhor representar seu negócio.

Qual tipo de empresa devo abrir?
Como no Brasil, existem algumas opções, as mais comuns são as “CORP” e as “LLC”, mas somente o contador e o advogado é que vão poder esclarecer qual se encaixa ao seu caso, de acordo com as especificações do seu negócio.

Vamos ver algumas diferenças entre elas:

LLC
LLC significa  Limited Liability Company, ou seja, sociedade com responsabilidade limitada, de forma que os prejuízos da empresa, não alcançam os bens dos sócios, e, só se paga imposto quando existe distribuição de lucros da empresa, ao final de cada ano.

CORP (Corporation)
Esta modalidade é mais comum para empresas que pretendem receber investimento ou vender ações na bolsa de valores. Seria para empresas de porte médio ou grande, existindo ainda, uma diferenciação quanto aos impostos devidos, uma delas é que seria possível deduzir despesas empresariais no imposto de renda.

Registrando sua empresa na Flórida
Depois de decidir um nome e encontrar um endereço comercial, é a vez de registrar sua empresa no Departamento do Estado da Flórida, para criar uma entidade legal para sua empresa. Eles necessitam do nome da empresa, um endereço (em alguns casos, pode ser somente uma caixa postal), nome e endereço dos proprietários.

Solicite o EIN (o CNPJ americano)
O próximo passo é obter o EIN (Federal Employer Identification Number – Número de Identificação do Empregador). Esse número é fornecido pelo IRS (Internal Revenue Service – Departamento de Receita do Governo Federal) e será usado para declaração de impostos e outras transações empresariais. Algumas pessoas que abrem LLCs escolhem não obter um EIN, e nesse caso usam seu Social Security  (número pessoal para declaração de impostos) a fim de efetuar transações comerciais. No caso de corporações, o EIN é obrigatório.

Abertura de uma Conta Bancária
É obrigatório a abertura de uma conta bancária em nome da empresa, conta esta que vai movimentar todo o caixa da empresa. Alguns bancos aceitam a abertura de conta sem a presença do empresário, outros não. Verifique o que melhor lhe atende e as menores taxas dos bancos antes de abrir a conta.

Florida Business License
Chegou a hora de registrar sua empresa. Porém, lembre-se que alguns tipos de empresa não necessitam desta licença, consulte seu contador ou advogado de confiança para verificar seu caso.
Caso seja necessário, você deve registrar a sua empresa no Tax Collector’s Office do seu condado para obter uma licença, chamada de Florida Business License. Em alguns condados, você pode agendar atendimento pela net.
A depender de onde sua empresa está instalada, sua aplicação pode ser submetida pessoalmente, online ou por correio. Os custos também irão variar de acordo com o local e o tipo de empresa.

Impostos
Para as empresas que vão comercializar produtos, é necessário ainda fazer o requerimento para retirar o Sales Tax Certificate, que te habilitará a cobrar e repassar os impostos sobre suas vendas. A solicitação deverá ser feita através do Department of Revenue do Estado.

Como já ressaltamos, é imprescindível a contratação de profissionais experientes que vão lhe ajudar a tomar as melhores decisões, para que você possa abrir sua empresa nos Estados Unidos sem dores de cabeças posteriores.
Vale lembrar que a legislação americana é cobrada ao pé da letra, qualquer falha pode gerar um processo civil ou criminal. Fique atento!

Fonte: YouSA