
Você está pensando em se mudar para Orlando e ainda não sabe como funciona o sistema educacional americano?
Não é segredo para ninguém que o sistema de ensino norte americano é bem diferente do brasileiro. Por isso, antes de começar a pesquisar escolas para matricular seus filhos, é importante, antes de mais nada, entender como funciona o sistema educacional de Orlando.

A educação infantil/Preschool: É o equivalente à Educação infantil aqui no Brasil. Neste módulo, crianças entre 3 a 5 anos têm os seus primeiros contatos com as atividades escolares. A Day Care, é uma espécie de creche e nos Estados Unidos, existem várias boas opções, com preços e localidade distintas.
Kindergarten – Elementary School: As crianças que frequentam o ”Kindergarden” (jardim de infância) têm entre 5 a 6 anos e este seria entendido como o ano 0, início da formação infantil. O ”Elementary School” integra do 1º ano até o 6º ano (idade entre 6 a 12 anos) e seria o equivalente ao nosso Ensino Fundamental.

Middle School: O ”Middle School” seria uma continuação da preparação do aluno para o ”High School” (Ensino Médio), na idade de 11 a 14 anos. As séries se dividem assim:
> Middle school: 6th grade – alunos entre 11 a 12 anos, equivalente no Brasil ao 7º ano do Ensino Fundamental II.
> Middle school: 7th grade – alunos entre 12 13 anos, equivalente no Brasil ao 8º ano do Ensino Fundamental II.
> Middle school: 8th grade – alunos entre 13 a 14 anos, equivalente no Brasil ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

High School: O ”High School” americano, diferente do nosso Ensino Médio, tem a duração de 04 anos e uma de suas peculiares e qualidade é o caráter dinâmico e interativo dos estudantes quanto a escolha das disciplinas e grade curricular. No Brasil, por enquanto, temos 12 matérias obrigatórias no Ensino Médio – já nos Estados Unidos as únicas são história, política, inglês e matemática. Matérias como química, física e artes são eletivas e o aluno pode escolher qual delas tem preferência em seu currículo escolar já focando em seu futuro acadêmico e profissional.
> High school: 9th grade (freshman year) – alunos entre 14 a 15 anos, equivalente no Brasil ao 1º ano de Ensino Médio.
> High school: 10th grade (sophomore year) – alunos entre 15 a16 anos, equivalente no Brasil ao 2º ano de Ensino Médio.
> High school: 11th grade (junior year) – alunos entre 16 a 17 anos, equivalente no Brasil ao 3º ano de Ensino Médio.
> High school: 12th grade (senior year) – alunos entre 17 a 18 anos, no Brasil não há série.

University/College: O processo para ingressar em uma universidade dos Estados Unidos consiste em várias etapas e é mais elaborado que no Brasil. Aqui temos duas formas de avaliação. ENEM ou prova de vestibular, seja em faculdades públicas ou particulares. Já no processo de admissão em uma universidade americana, é preciso passar pelas seguintes etapas e avaliações:
º Application Forms: É um questionário que deve ser preenchido pelo aspirante a ingressas na faculdade;
º SAT- ACT- SATII: É um reste de avaliação escolar, uma espécie de ENEM americano.
º TOEFL e o IELTS: Este teste é aplicado para avaliar o domínio da língua inglesa por solicitantes estrangeiros.
º Essays: São redações que tem o objetivo de apresentar o candidato aos examinadores onde ele tem a oportunidade de contar sua história pessoal, trajetória acadêmica e objetivo profissional.
º Histórico Escolar: Análise do seu desempenho escolar, incluindo a posição do candidato no ranking da escola.
º Cartas de recomendação: São cartas e documentos escritos por alguns professores do Ensino Médio do candidato onde apresentam as qualidades e suas opiniões do aluno na comunidade acadêmica.
º Entrevista: Geralmente realizada nas universidades mais concorridas, um representante da faculdade irá conversar com o candidato para avaliar as etapas da aplicação e se seu perfil é adequado para frequentas a instituição de ensino.
Calendário escolar: O ano letivo americano se inicia no mês de Agosto, isto ocorre porque o calendário escolar segue as estações do ano do hemisfério norte – o verão lá se inicia em Junho, como também as férias escolares.
Além das férias, apenas alguns feriados e pausas existem na vida acadêmica dos estudantes: semana do Natal e Ano Novo e a chegada da primavera no mês de Março (Spring Break).
Agora você sabe como funciona toda a estrutura no Sistema educacional americano. Mas se ainda estiver com dúvidas, entre em contato conosco, pois iremos ajudá-lo no que possível.