
O atual mercado imobiliário dos EUA tem sofrido com a alta demanda de compradores e o baixo estoque de moradias, deixando o mercado sem casas disponíveis para venda. O relatório da National Association of Realtors (NAR) mostrou que a oferta dos meses atuais de estoque de casas à venda caiu para 1,6 meses. Diante disso, você pode estar se perguntando: Vale a pena vender sua casa no mercado atual? Bom, vamos descobrir explorando as informações de especialistas:
“O estoque de casas no mercado permanece lamentavelmente esgotado e, de fato, está atualmente no nível mais baixo de todos os tempos”.
Lawrence Yun, economista-chefe da NAR.
No começo do ano, o realtor.com divulgou dados de estoque que concluem uma baixa significativa em relação ao mercado de casas, porque as listagens agora são vendidas tão rapidamente que não permanecem no mercado por tempo suficiente para serem de fato ofertadas. Em outras palavras, as casas não permanecem no mercado por meses como antes da pandemia. No relatório foi revelado que “79% das casas vendidas em janeiro de 2022 estavam no mercado há menos de um mês.”
O que isso significa para quem procura vender sua casa?
Quem pensa em colocar sua casa no mercado não deve esperar. Um vendedor sempre negociará o melhor negócio quando a demanda for alta e a oferta limitada. Essa é exatamente a situação do mercado imobiliário hoje. Ainda este ano, o estoque (e, por extensão, sua concorrência) aumentará, pois muitos proprietários estão esperando para colocar suas casas no mercado na primavera e no início do verão.
À medida que casas recém-construídas forem concluídas, elas também se tornarão concorrentes da sua casa. Com essa tremenda oportunidade agora, você não vai querer esperar por esse aumento na concorrência em sua área. Portanto, se você está pensando se vale a pena vender sua casa no mercado atual? A resposta é sim! E se você quer vender em ainda 2022 e está pronto para iniciar o processo, hoje é o dia de anunciar sua casa.