Blog

Visto L1 – Como trabalhar legalmente nos Estados Unidos

A busca por uma melhor qualidade de vida faz com que todo ano muitos brasileiros tentem, de forma legal e ilegal, imigrar para os Estados Unidos. Para que o estrangeiro consiga trabalhar legalmente em solo americano é primeiramente necessário que obtenha um dos vistos de trabalho para imigrantes como o L1, que iremos expor neste artigo. Este visto concede ao estrangeiro a permissão de trabalhar nos Estados Unidos por no máximo 07 anos, não renovável, e é geralmente requisitada por executivos ou indivíduos que desejam estabelecer negócios no país.

Visto L1

A requisição do visto L1 é, em linhas gerais, realizado para a transferência de executivos e ou gestores de empresas multinacionais, ou seja, proprietários ou empregados de empresa estrangeira que se qualificam para imigrar e ‘gerenciar’ a subsidiaria norte-americana. É interessante apontar que não há restrição sobre o tipo de negócio da empregadora que deseja patrocinar um visto L1, podendo ser uma sociedade, organização sem fim lucrativo ou corporações.

O requerente deste visto deve se classificar como um funcionário executivo ou gerente responsável por administrar a empresa estrangeira, dirigir um departamento ou subdivisão desta organização – é necessário demonstrar que o empregado tenha capacidade decisória na empresa e uma função essencial na instituição. Uma das vantagens do L1 é que não há limitações anuais para o número de aprovação deste visto pelo governo americano assim como requisição de valor salarial – por isto é visto por muitos como a melhor escolha para empresas brasileiras que desejam iniciar seus negócios nos Estados Unidos.

Este visto é temporário com uma aprovação mínima de três anos podendo ser renovável por no máximo 07 anos. Embora tenha esta característica provisória, através do L1 o trabalhador estrangeiro pode dar entrada no pedido de residência permanente na imigração americana, o Green Card. Conseguir o United States Permanent Resident Card é um processo longo, mas não impossível, e o L1 pode ser a maneira mais acessível para iniciar o sonho de residir e trabalhar nos Estados Unidos legalmente. Veja mais sobre o L1 no site da USCIS.

Quais os requisitos para tirar o visto L1 ?

Os candidatos ao visto L1 devem atender algumas exigências do departamento de imigração americano, além das já mencionadas, como:

1) O requerente deve ter sido empregado pela empresa estrangeira por no mínimo 01 ano contínuo nos últimos 03 anos antes da entrado do pedido do visto L1;

2) O candidato deve ter exercido obrigatoriamente a função executiva e gerencial  na empresa matriz.  Parte-se também do pressuposto que é necessário, pela função exigida, que o requerente tenha nível superior completo;

3) A empresa empregadora deve enviar uma petição individual para cada funcionário que deseja transferir para os Estados Unidos. A petição é enviada a imigração americana – USCIS – e desta maneira fica claro que a empresa é a responsável pelo processo e custo de de transferência do funcionário em questão.

Qual o processo do visto L1?

O processo de requisição de visto para trabalhar nos Estados Unidos é bem burocrático e é recomendável que ele seja acompanhado por um advogado especialista. Os passos para requerimento são, resumidamente: 1) Preencher Formulário I-129; 2) Preparar e levar a documentação exigida para a entrevista no Consulado Americano; 3) Aguardar a aprovação do visto L1.

Dependentes e Família

A família do requerente do visto L1 pode requisitar o benefício do visto conhecido como L2. Ele se aplica ao companheiro (a) do portador do L1 e seus filhos menores de idade, sendo que o cônjuge pode também entrar com um processo de solicitação de trabalho nos Estados Unidos. Outra vantagem é que os dependentes menores de idade estudam no país com as mesmas condições dos americanos e residentes permanentes, quanto ao custo de universidades e faculdades, ou seja, é bem mais vantajoso do que o visto de estudante internacional F1 onde as taxas são mais elevadas. A possibilidade de estudar nas escolas e faculdades americanas é um grande oportunidade e investimento para o futuro profissional de seus filhos.

Veja mais sobre o sistema educacional nos Estados Unidos em nosso artigo sobre o assunto.

Qual a duração do visto L1?

A duração do L1 é incialmente de 1 ano podendo ser renovado por mais 2 anos. Estas renovações podem ser feitas até o máximo de 7 anos, sendo que cada extensão deve ser justicada pela empresa empregadora, explicando a necessidade do requerente em continuar seu trabalho nos Estados Unidos.

Qual a diferença do L1 e do visto de investidor EB-5?

O visto L1 é um visto provisório de trabalho, como exposto anteriormente, e o beneficiário deste visto pode, se atender todos os requisitos legais exigidos, ingressar com o pedido do Green Card para residir permanentemente nos Estados Unidos.

O visto EB-5 por outro lado não é um visto de trabalho e sim um visto para investidores, não-imigrantes, que desejam aplicar uma quantia de no mínimo U$ 500 mil em uma empresa americana ou centros regionais e deve obrigatoriamente criar pelo menos 10 empregos novos no país. Esta visto é ideal para os indivíduos que possuam esta quantia de capital solicitada para investir nos Estados Unidos  e que desejam posteriormente requisitar o Green Card e cidadania americana.

Entre em contato com a WRA Real State Solutions por qualquer um dos canais disponíveis. Estamos à disposição para ajudá-lo a fazer o melhor investimento imobiliário nos Estados Unidos! Não deixe de nos acompanhar pelo FacebookTwitterGoogle Plus ou pelo Instagram.  Nestes canais você será informado sobre os nossos artigos e novidades, como também poderá tirar suas dúvidas sobre investimentos no mercado imobiliário.

EnglishPortugueseSpanish