Uma casa é, com toda a certeza, um dos maiores investimentos de toda a sua vida. Por isso, é muito importante se familiarizar com os termos bancários como empréstimos, financiamentos e hipotecas. Leia esse artigo e entenda os empréstimos hipotecários de uma vez por todas, e tenha mais conhecimento na hora de controlar suas finanças.
Taxa fixa
Os empréstimos de taxa fixa estão populares atualmente, principalmente por estarem mais baratos. A diferença percentual entre empréstimos de taxa variável e empréstimos de taxa fixa diminuiu também, sendo que a diferença entre o preço de compra e venda geralmente não é suficiente para justificar desistir dos títulos de taxa fixa. Empréstimos de longo prazo com taxa fixa são aconselháveis para pessoas que se qualificam para o empréstimo que desejam, e que planejam permanecer em suas casas por muitos anos.
Taxa variável
Quem prefere uma taxa um pouco mais baixa para conseguir se qualificar para um empréstimo que financie a casa dos sonhos, pode obter uma taxa de juros variável, que consequentemente é mais baixa, e começar com pagamentos menores. Esse é tipo de taxa é benéfico para quem não planeja permanecer morando por muito tempo na casa. No entanto, é preciso estar atento pois as taxas de juros dessas hipotecas aumentam e diminuem junto com as taxas de juros do mercado e, se você não tiver cuidado, poderá acabar com um pagamento mensal maior do que você pode pagar.
Hipoteca de balão
Em uma hipoteca de balão, os pagamentos mensais são calculados com base em um cronograma de amortização de 30 anos, mas o saldo da hipoteca é realmente devido em um prazo de cinco a dez anos após a data de origem do empréstimo. Se o contrato de empréstimo autorizar, há a opção de redefinição da hipoteca, onde o pagamento é recalculado com base nas taxas atuais da hipoteca pelo restante do período de amortização. É comum nesse tipo de empréstimo que o tomador opte por vender a casa antes da data de vencimento pois, a maioria dos clientes que escolhem uma hipoteca de balão o fazem assumindo que venderão sua casa antes da data de vencimento.
Híbridos
Se você juntar uma hipoteca de balão com uma hipoteca de taxa fixa ou ajustável, você obtém uma hipoteca híbrida. Esses empréstimos permanecem fixos por cinco ou sete anos e, em seguida, são convertidos em hipotecas de taxa fixa ou variável. Eles têm taxas mais baixas do que as hipotecas de taxa fixa, mas não garantem o valor das parcelas pelos próximos 25 anos do empréstimo. Esse tipo de hipoteca serve para pessoas que preferem os pagamentos fixos, e precisam de espaço de manobra na taxa para se qualificar para o empréstimo, ou ainda os que esperam se mudar antes que a parte fixa do empréstimo expire.
Low-Doc e No-Doc
“Doc” no caso significa documentação. Se você trabalha por conta própria ou tem uma situação financeira complicada, pode tentar obter um desses empréstimos, especialmente se estiver com pressa para entrar em uma determinada casa ou se sua renda estiver aumentando rapidamente.
Em vez de pedir declarações de imposto de renda, declarações de negócios e outros documentos que o mutuário deve fornecer, os credores que aceitam pouca documentação estão dispostos a tornar o empréstimo rápido e fácil, com um preço – talvez meio por cento a mais ou até mesmo um ponto percentual completo na taxa de juros.
Esses empréstimos são para mutuários com boas classificações de crédito que estão procurando empréstimos no valor de 75% ou menos do valor da casa e estão dispostos a pagar taxas mais altas em troca de uma aprovação rápida e fácil.
Assim que você entenda os empréstimos hipotecários, já pode analisar seu perfil para ver qual deles se aplica melhor a sua situação. Converse conosco para receber o auxílio profissional na hora de financiar e comprar sua nova casa em Orlando!
Fonte: Better Home and Gardens Real Estate