Blog

2016: Estado da Flórida supera expectativas do mercado imobiliário americano.

Durante o evento anual ‘Florida Realtor Mid-Winter Meetings’, realizado em janeiro deste ano, tivemos boas notícias sobre o crescimento econômico e a venda de imóveis no ano de 2016.  Com aproximadamente 5.5 milhões de casas vendidas, este foi o melhor ano da última década nos Estados Unidos! Na conferência, economistas afirmaram que a taxa de hipoteca está ótima para futuros investimentos e venda de imóveis no país, ficando estável em 4.2%. A expectativa é que esta taxa aumente de modo lento, porém os bons números na Flórida quanto a criação de empregos e crescimento econômico neutralizaria os aspectos negativos.

Segundo o economista Dr. Elliot Einsenberg, especialista em mercado imobiliário, a Flórida “ É o lugar certo para se estar, e o Sul do Estado é onde a recuperação econômica é mais rápida e robusta, com a diminuição de despejos e a criação de novos empregos”. Em 2016 a Flórida superou as expectativas do mercado americano justamente pelo número significativo na criação de novos empregos, acrescentou o economista chefe da National Association of Realtors, Lawrence Yun.

Outro dado citado foi o aumento de compradores entre 18 e 34 anos. Hoje, 42% das vendas são para a chamada geração ‘millennial’, e a expectativa é que 92 milhões de jovens façam parte do mercado imobiliário nos próximos cinco anos. Isto influencia o modo como a tecnologia digital será utilizada para futuros financiamentos, e a criação de ferramentas online para a facilidade deste processo é necessária. “Millennials estão sempre online, então criar uma experiência de financiamento digital é crítico. Ainda que façam sua pesquisa e compra online, eles valorizam muito a experiência e conhecimento dos corretores durante a compra de imóveis nos Estados Unidos”, explica Michael Johnston, gerente de vendas regionais da Wells Fargo Home Mortgage. 

Investimento estrangeiro

Os investidores estrangeiros da América Latina e Caribe substituíram os europeus como maiores compradores de imóveis na Flórida no último ano, especialmente na cidade de Orlando, com 47% das vendas sendo realizadas por nacionais destas respectivas áreas.

Apesar da alta do dólar e desaceleramento econômico, muitos latinos com residência e procurando residir no estado da Flórida compraram imóveis nos Estados Unidos ou iniciaram a compra no ano passado. Alguns fatores influenciaram este saldo positivo: além da procura por uma melhor qualidade de vida e segurança, o comprador estrangeiro encontra boas opções de crédito ao iniciar seu investimento no mercado americano, sendo que a taxa anual de juros para financiamento de imóveis é uma das mais baixas nos últimos 30 anos.

A Flórida continua sendo uma ótima opção para brasileiros que procuram retorno financeiro em meio a instabilidade política e econômica que passamos nos últimos dois anos. Os indicadores continuam fortes comparados a outros estados americanos sendo um sólido e seguro mercado para o capital estrangeiro.  E é também uma alternativa excelente aos investimentos tradicionais para aqueles que buscam diversidade e rentabilidade ao aplicar seu dinheiro.

Fontes: Link 1 ; Link 2

EnglishPortugueseSpanish
Skip to content