
Conseguir o visto permanente nos EUA é o sonho de muitos Brasileiros que desejam morar no exterior, afinal, poder ir e vir nos Estados Unidos a qualquer momento sem ter que se preocupar com validade de visto ou tempo máximo de permanência é um excelente negócio, principalmente para quem costuma visitar a cidade com frequência. No entanto, conseguir o direito de residência permanente nos EUA não é tão simples assim, e em como qualquer outro país, esse direito é limitado a um grupo de pessoas e é necessário se enquadrar nos requisitos. Confira 3 dicas para conquistar o tão sonhado visto permanente, ou Green Card, como também é conhecido.
Quais as formas de conseguir Green Card?
Antes das dicas, é preciso que fique claro que a melhor forma de conseguir orientações e passos detalhados sobre formas de obtenção do visto permanente norte americana é consultando o consulado americano, ou um especialista no assunto. No entanto, existem regras simples que esclarecem, de forma geral, o funcionamento de determinados vistos de residência.
PARENTESCO COM CIDADÃO AMERICANO
A primeira forma de conseguir o Green Card é ter parentesco, familiares de cidadãos americanos tem o direito ao visto de permanência nos EUA, desde que sejam parentes de primeiro grau de pelo menos um único cidadão americano, veja os parentescos que estão incluídos nessa regra:
- Filhos solteiros com menos de 21 anos;
- Filhos solteiros com 21 anos ou mais. Caso eles tenham filhos, a(s) criança(s) pode(m) ser incluída(s) na petição;
- Filhos casados de qualquer idade. Neste caso, tanto o cônjuge (esposa/marido) quanto o(s) filho(s) do casal pode(m) ser incluído(s) na petição.
- Cônjuges (esposas/maridos);
- Pais (desde que o cidadão americano tenha 21 anos ou mais); e irmãos (desde que o cidadão americano tenha 21 anos ou mais).
Nesse caso, é o próprio cidadão americano que ficará responsável pela solicitação do visto de permanência.
CASAR-SE COM UM CIDADÃO AMERICANO
A segunda forma de obter o Green Card é por meio do casamento com um norte americano, nesse caso, após a cerimonia de casamento (que pode ser só civil ou civil e religiosa) e recebimento da certidão de casamento, o cônjuge americano deverá preencher uma petição declarando que, a partir do casamento, há o desejo que o cônjuge estrangeiro seja alterado para residente permanente.
INVESTIR NOS ESTADOS UNIDOS
Aos investidores que desejam investir por aqui, saiba que quem possui US$500 mil para investir também pode obter o Green Card por meio do visto EB-5. Veja quais requisitos são necessários para ser elegível ao direito:
- Investir, no mínimo, US$ 500.000 nos Estados Unidos;
- Criar, no mínimo, 10 empregos formais em período integral nos Estados Unidos por um período de dois anos;
- Ter, no mínimo, 21 anos de idade completos;
Depois de preencher todos os requisitos, basta dar início ao processo de aquisição do visto EB-5.
Afinal, é preciso ter visto de permanência para adquirir um imóvel nos EUA?
Muitos investidores imobiliários acreditam que sem o visto de permanência não é possível adquirir um imóvel nos Estados Unidos, o que é um grande equivoco. O número de Brasileiros proprietários de imóveis na Flórida, por exemplo, não para de crescer. E para conseguir dar esse passo tão importante, é necessário ter um visto simples de turismo o famoso B1/B2. Se você possui um visto simples de turismo e quer investir em um imóvel nos EUA, nós da WRA estamos prontos para te auxiliar a encontrar o imóvel dos seus sonhos.