
De acordo com pesquisas realizadas pela National Association of REALTORS®, aqui estão cinco tendências principais sobre o impacto da pandemia no mercado imobiliário em 2020.
1. Os compradores competiram mais intensamente por menos casas
Com a política rápida e massiva para evitar uma recessão, as taxas de hipotecas caíram para menos de 3% a partir de julho. Estimulando um aumento na demanda de compradores novos e recorrentes que viram as vendas de casas existentes subirem para U$5,6 milhões, seu nível mais alto desde 2006. No entanto, a oferta de residências no mercado ficou muito além da demanda. Ou seja, intensificando a competição entre os compradores e acelerando o ritmo de venda das residências.
A REALTORS® informou que houve quase quatro ofertas por imóvel vendido de cerca de 2 em 2019. Com a demanda mais intensa, o preço médio de venda subiu 13% em dezembro de 2020.
2. Mais compradores pela primeira vez
Com baixas taxas de hipotecas, a participação do comprador pela primeira vez aumentou para 33%. Os compradores de primeira viagem poderiam ter feito uma entrada maior, com as taxas de hipoteca caindo quase um ponto percentual em 2020, mas o aumento dos preços tornou a compra de uma casa menos acessível.
A falta de oferta de casas com preços mais baixos no mercado e os maiores custos de entrada e fechamento que acompanham o aumento dos preços das casas provavelmente mantiveram os compradores em potencial à margem. Portanto, o aumento dos preços também significa uma entrada mais alta.
3. Mais compradores de casas de férias e e vendas em subúrbios, zonas rurais, pequenas cidades e áreas turísticas
Com pessoas capazes de trabalhar em casa (em qualquer lugar), e com pessoas procurando lugares menos congestionados. A REALTORS® relatou mais vendas de casas de férias. As vendas de casas de férias aumentaram 16,3% em relação ao nível de 2019. Sendo assim, ultrapassando o crescimento de 5,6% nas vendas totais de casas existentes em 2020 e o crescimento de 9% nas vendas de compradores pela primeira vez.
4. Os compradores procuram casas maiores e recursos domésticos para apoiar o trabalho de casa
Com 24% dos trabalhadores ainda em regime home office, as necessidades mudaram. Por isso, a maioria dos compradores procura uma casa maior, ou com características que funcionem como um espaço para trabalhar em casa, como um porão ou um escritório, de acordo com 62% dos entrevistados da REALTOR®.

A preferência por residências unifamiliares também pode ser percebida a partir do aumento nas vendas de residências unifamiliares e townhouses em comparação ao declínio nas vendas de condomínios. Em 2020, as vendas de residências unifamiliares aumentaram 6,3%, enquanto as vendas de condomínios diminuíram 0,3%.
5. Aumente, depois diminua, a fração de compradores que compraram uma propriedade com base apenas no tour virtual
No auge da pandemia em março e abril, 9% dos compradores compraram um imóvel apenas com base em uma exibição virtual. Com os estados encerrando as medidas restritivas, essa participação caiu para 6%. A habitação é o maior investimento que a maioria das pessoas fará na vida. Por isso, compreensivelmente, a maioria dos compradores prefere ver a casa pessoalmente antes de fazer a compra. Alguns compradores podem estar comprando uma casa sem ver a casa, mas eles ainda podem ter um agente de confiança, parente ou amigo que visitam a casa.
Previsão para o mercado imobiliário da Flórida em 2021
O ano de 2021 só pode ser melhor para o mercado imobiliário do que 2020. Com a economia continuando a melhorar em 2021, e com as taxas de hipotecas baixas e contínuas, gastos fiscais mais elevados e imunização agressiva com COVID-19. A NAR projeta, portanto, que as vendas de casas aumentem para 6 milhões em 2021 (de 5,6 milhões em 2020).
As baixas taxas de hipotecas, oscilando em 3%, continuarão a atrair compradores novos e recorrentes. O início da construção habitacional começou a aumentar, a uma taxa anual de 1,7 milhão em dezembro. E se esse ritmo continuar, a maior oferta ajudará a evitar que os preços se valorizem a taxas de dois dígitos até o segundo semestre do ano.
WRA
Pra você que tem interesse em comprar, vender, alugar ou investir em um imóvel na Flórida. A WRA Business & Real Estate conta com uma equipe comprometida e atualizada sobre o mundo imobiliário, especialmente o mercado imobiliário de Orlando.
Então, não perca a oportunidade de realizar seu sonho de ter um imóvel no exterior. Fale conosco e saiba mais, WhatsApp: +1 (321) 347 8624 ou contato@wra-usa.com.
Cadastre-se para receber ofertas e novidades por email: http://wra-usa.rds.land/receber-ofertas.
Não deixe de acompanhar a WRA pelo Facebook, Instagram, Youtube e/ou LinkedIn. Por lá você acompanha novos artigos, novos imóveis no mercado e conteúdo que iremos desenvolver.
Fonte: National Association of REALTORS®