
Se você já passou pela experiência de vender uma propriedade, ou está querendo entrar no mercado de vendedores pela primeira vez, existem coisas que você precisa saber antes de vender uma casa. Muitos vendedores acham que o processo de venda de uma casa é muito fácil e não requer preparação. Isso não é verdade, na maioria dos casos.
O processo de vender uma casa pode ser bem estressante, gerando ansiedade e pensamentos de incerteza. No entanto, esses sentimentos podem ser minimizados se houver uma preparação adequada e decisões bem elaboradas forem tomadas ao longo do caminho.
Portanto, aqui estão as principais coisas que você precisa saber antes de vender uma casa.
Contratar um bom corretor é muito importante
Frequentemente, a etapa mais esquecida ao vender uma casa é a importância de contratar um ótimo corretor imobiliário. Ao vender uma casa, você gera grandes expectativas em relação ao corretor contratado para vender sua casa. Por isso, procure qualidades, habilidades e resultados nos corretores que você entrevistar.
Reúna informações e documentos
Ter informações sobre os principais mecanismos da casa e também quaisquer atualizações feitas na casa será extremamente útil para o seu corretor de imóveis. Um grande corretor de imóveis não vai apenas colocar uma placa na frente da sua casa e esperar que ela seja vendida. Eles devem saber como escrever informações convincentes sobre a sua casa para atrair compradores em potencial, além de fazer marketing on-line e off-line de maneira criativa.
Que tipo de documentos você deve possuir ao vender uma casa? Aqui estão alguns exemplos:
- Idade do telhado e qualquer papelada de garantia, se houver
- Idade do forno e quaisquer manuais de instrução
- Idade do ar condicionado central e quaisquer manuais de instrução
- Idade do aquecedor de água quente e quaisquer manuais de instrução
- Datas de qualquer projeto de reforma, como remodelação de cozinha, remodelação de banheiro, instalação de janela, instalação de carpete ou piso, etc…
- Qualquer certificado de conformidade (licenças) que se apliquem, tais como, licenças de convés, licenças de galpão, licenças de cerca, etc…
- Saldo da hipoteca pendente (se houver) e saldo de compensação
Considere fazer uma inspeção antes de listar sua casa à venda
Antes de colocar sua casa no mercado, pode ser uma boa ideia pedir a um inspetor residencial profissional para fazer uma inspeção em sua casa. É muito comum que o comprador faça uma oferta dependendo de uma inspeção residencial aceitável. Um inspetor residencial deve encontrar pelo menos alguns problemas com a casa que está inspecionando, mesmo em uma construção nova. Se eles não encontrarem pelo menos alguns pequenos problemas, eles podem ser inexperientes ou não ser um inspetor residencial muito confiável.
Ao completar esta inspeção de pré-listagem, você pode resolver os problemas que o inspetor residencial pode observar durante sua inspeção. Certifique-se de que o inspetor residencial que faz a inspeção de pré-listagem lhe forneça um relatório detalhado e também fotos relacionadas a tudo o que constar em seu relatório.
Definir o preço correto para a sua casa desde o início é um diferencial
O fator mais importante para saber se uma casa vende ou não, diz respeito ao preço. Se você definir o preço da sua casa muito alto desde o início, isso pode custar-lhe muito dinheiro no futuro. O preço ao qual uma casa entra no mercado é responsável pela maior parte da comercialização da casa. É importante entender os compradores de hoje e saber que eles são muito instruídos e têm toneladas de informações na ponta dos dedos. O comprador frequentemente saberá que uma casa está superfaturada e escolherá nem mesmo olhar para ela. Evite contratar um corretor de imóveis se ele sugerir um preço muito mais alto ou só porque te ofereceu a comissão mais baixa. É importante educar-se e evitar erros comuns de precificação de imóveis.
Prepare sua casa para visitas de possíveis compradores
Ao vender uma casa, você deseja torná-la atraente para os compradores em potencial. O que você acha que um possível comprador que anda por uma casa que tem pilhas de roupas sujas no chão do quarto ou panelas e frigideiras sujas na pia pensaria? A maioria dos compradores ficaria distraída ou enojada, possivelmente fazendo com que percam o interesse pela casa.
Preparar sua casa para exibições pode ser bem trabalhoso. Certificar-se de que a desordem seja minimizada, os odores de animais de estimação sejam eliminados e que o potencial comprador se sinta dentro de sua próxima casa são apenas algumas dicas que podem ajudar a preparar sua casa para exibições. É possível que uma casa que está bem preparada para exibições venda antes de uma casa despreparada apenas pela imagem que ela retrata aos potenciais compradores que entram pela porta.
Essas são algumas das coisas que você precisa saber antes de vender uma casa. Assim você pode reduzir sentimentos como estresse e ansiedade, ao preparar adequadamente sua casa para inseri-la no mercado. Compreender a importância dessas coisas e como tomar as decisões corretas pode fazer a diferença na experiência de venda de sua casa ser um desastre ou um sucesso.
Fonte: Rochester Real Estate