Você deve estar se perguntando: alugo ou vendo minha casa? Saiba por que você deve alugar sua casa, e como alugar sua casa da melhor forma possível, para que não tenha dores de cabeça no futuro.
Uma casa não é normalmente um ativo. Um ativo lhe dá dinheiro. Um passivo custa dinheiro. Alugando sua casa, você transforma um passivo em um ativo.
Através da renda vinda do aluguel, você pode pagar sua propriedade. Ao longo do tempo, os imóveis alugados se valorizam, podendo reverter mais renda, suprindo a hipoteca e até ajudando com um extra em seu caixa mensal.
Seu primeiro investimento não precisa ser na Bolsa de Valores, e sim com o seu imóvel. Alugar sua casa é o primeiro passo para construção de riqueza. Você pode começar dessa forma, e ir alugando suas casas à medida que investe em casas maiores ou melhores. Isso também pode ajudar a financiar sua aposentadoria, pois você pode acabar possuindo várias propriedades “livres e desimpedidas” no momento em que estiver pronto para se aposentar, fornecendo uma renda mensal de aluguel ou uma quantia total com a eventual venda.
Então, como alugar sua casa? Você precisa atrair inquilinos, e para isso precisa de estratégias de marketing. Você desejará alcançar o maior número possível de inquilinos em potencial, para ter o maior número de opções.
A maneira mais fácil de comercializar uma propriedade é através da internet, que é o lugar mais fácil para encontrar inquilinos. Mas existem outras opções, como por exemplo, utilizar placas de jardim, ainda que seja uma das maneiras mais antigas de expor uma casa, ainda é bem-sucedida na hora de comercializar seu aluguel.
Após a divulgação da casa, é hora de selecionar os possíveis locatários, então faça uma pré-seleção antes de se encontrar pessoalmente com o indivíduo. A maneira mais fácil de fazer isso é definindo os critérios de aluguel e explicando esses critérios por telefone. Existem critérios comuns, mas você pode idealizar os seus.
Ofereça para cada locatário em potencial uma application, que deve incluir uma variedade de informações, tais como:
- Nomes de todos os locatários em potencial
- Data de nascimento
- Número da Segurança Social
- Número de telefone
- Número de telefone alternativo
- Endereços anteriores (últimos cinco anos)
- Empregador atual (nome, data de contratação, renda, informações de contato)
- Empregadores anteriores (nome, data de contratação, renda, informações de contato)
- Informações para contato de emergência
- Declaração de divulgação de informações
- Assinatura para todos os locatários
- Carta de referência do último imóvel em que residiu
Sempre exija uma taxa de inscrição. Isso deve cobrir o custo da verificação de antecedentes. No entanto, antes de se preocupar com os componentes da triagem que custam dinheiro, primeiro examine o formulário de aluguel para garantir que os candidatos atendam aos seus critérios iniciais.
Existem várias formas de seleção de inquilinos que você pode usar para executar uma verificação de histórico ou crédito em um inquilino de aluguel, mas antes você precisa decidir que tipo de histórico ou pontuação de crédito permitirá. As coisas mais comuns a serem observadas de perto são:
- Delitos
- Despejos anteriores arquivados
- Despejos anteriores realizados
- Falência
- Julgamentos
- Outro histórico criminal ou financeiro ruim
Você deve administrar a propriedade sozinho ou contratar um gerente para cuidar dela? Antes de responder a essa pergunta, é bom saber qual é o papel de um gerente de propriedade em relação ao seu imóvel:
Ele(a) irá anunciar seu imóvel para encontrar novos inquilinos, analisar applications, assinar o contrato de locação, recolher o aluguel mensal, acompanhar as finanças, agendar reparos de manutenção, emitir avisos legais, aplicar políticas de aluguel, te guiar pelas leis do locador-inquilino, processar pedidos de despejo, etc.
É bom lembrar que mesmo que o imóvel seja seu, quem coloca o preço nele é o mercado, por isso você não pode decidir arbitrariamente qual aluguel deseja cobrar, seu trabalho é determinar o valor de aluguel de acordo com o mercado, e é possível fazer isso através de pesquisas entre as outras propriedades na região, considerando aquelas com tamanho e condição semelhantes.
E como garantir qualquer imprevisto com o aluguel ou o seu imóvel? Bom, é pra isso que existe o depósito de segurança. Essa quantia em dinheiro é paga pelo inquilino para garantir o cumprimento dos termos do contrato de locação. Lembre-se porém, que esse dinheiro deve ser mantido em uma conta bancária separada e devolvido ao locatário quando ele se mudar, subtraindo do valor quaisquer danos que precisem ser reparados.
A maioria dos proprietários opta pelo aluguel anual para manter seus inquilinos na casa alugada o maior tempo possível, minimizando a rotatividade. Embora os contratos de locação geralmente variem em duração e conteúdo, a maioria das locações contém as seguintes informações:
- Nomes de inquilinos de aluguel
- Endereço do imóvel alugado
- Duração do contrato
- Valor do aluguel mensal
- Valor do depósito de segurança
- Definição de taxas atrasadas, penalidades e taxas
- Leis de locador-inquilino
- Um relatório de condição de mudança
- Políticas de aluguel
- Regras acerca de animais de estimação, utilitários, etc.
Após todo esse processo, quando você já possui o aluguel mensal e o depósito caução pagos e o contrato de locação assinado, é importante fazer uma última coisa antes de entregar as chaves ao locatário: o relatório da condição de mudança. Trata-se simplesmente de um papel que o inquilino assina que documenta, detalhadamente, o estado do imóvel alugado no momento da posse.
É recomendado tirar fotos ou fazer um vídeo da propriedade antes de entregar as chaves. Isso será mais uma prova no futuro, quando o locatário se mudar.
Além disso, considere exigir que os locatários tenham seguro para locatários. O seguro do locatário é semelhante ao seguro do proprietário, mas protegerá as coisas do locatário caso algo infeliz aconteça, como incêndio e roubo.
A papelada pode estar feita, mas sua jornada está apenas começando. Como locador, é sua responsabilidade garantir que o aluguel mensal seja pago em dia, multas por atraso sejam cobradas quando necessário, reparos sejam realizados quando necessário e a contabilidade seja mantida em dia.
Agora que você já sabe como alugar sua casa, e acha que precisa de ajuda com esse processo, fique à vontade para falar conosco e garantir o auxílio mais eficiente para que sua locação seja bem sucedida.
WRA
Pra você que tem interesse em comprar, vender, alugar ou investir em um imóvel na Flórida. A WRA Business & Real Estate conta com uma equipe comprometida e atualizada sobre o mundo imobiliário, especialmente o mercado imobiliário de Orlando.
Então, não perca a oportunidade de realizar seu sonho de ter um imóvel no exterior. Fale conosco e saiba mais, WhatsApp: +1 (321) 318-1095 ou contato@wra-usa.com.
Cadastre-se para receber ofertas e novidades por email: http://wra-usa.rds.land/receber-ofertas.
Não deixe de acompanhar a WRA pelo Facebook, Instagram, Youtube e/ou LinkedIn. Por lá você encontra novos artigos, novos imóveis no mercado e conteúdo desenvolvido por nós para te ajudar!