
Para quem deseja comprar uma casa nos Estados Unidos é importante conhecer todas as possibilidades de financiamento e obtenção de crédito disponíveis! Já falamos anteriormente sobre como financiar um imóvel nos EUA – veja aqui – e um dos meios mais viáveis é fazer um financiamento do valor do imóvel por meio de hipoteca.
Na hipoteca a garantia da ‘dívida’ ou empréstimo realizado é o próprio imóvel peça chave do negócio. O credor – neste caso o banco escolhido para concessão do financiamento, fica com o título da propriedade até a quitação total das parcelas acordadas.
Documentação
Se não houver capital suficiente para adquirir um imóvel a vista nos Estados Unidos, obter um financiamento por hipoteca é uma boa opção. O investidor estrangeiro deve apresentar os seguintes documentos para iniciar o processo de requisição:
1) Cópia, com foto, do passaporte, visto de entrada nos EUA e carteira de identidade;
2) Comprovante de residência no país de origem;
3) Certificado de rendimento;
4) Declaração de trabalho (se o mutuário for empregado): deve incluir cargo, data de emprego, receita dos últimos dois anos. Este documento deve ser original;
5) Se o mutuário trabalhar por ‘conta própria’ ou dono de empresa deve ser apresentado: rendimentos comercias dos últimos dois anos, porcentagem que ele tem no negócio e qual o tipo de atividade comercial. Estes documentos devem ser feitos por um contador e conter as informações da empresa como endereço, email, contatos, e o certificado na Junta Comercial;
6) Duas cartas de referências bancárias de instituição financeira;
7) Extratos bancários que provam que o requisitante possui fundos para concluir a transação;
Vale lembrar que se estes documentos não estiveram em inglês precisam ser traduzidos por uma empresa profissional.
Valores e Taxas
Como a maioria dos financiamentos imobiliários, é necessário que seja realizado um pagamento mínimo de entrada para que seja aprovada a hipoteca. Para um estrangeiro o mínimo pedido é de 20% a 30% do valor do imóvel, um montante maior que de um cidadão americano. Os juros do financiamento, assim como no Brasil, podem variar de acordo com a instituição financeira e como eles avaliam a ‘linha de crédito’ do investidor estrangeiro – é importante pesquisar qual banco oferece a menor taxa do mercado, que pode variar de 3,5 a 5%.
Outro ponto são os seguros oferecidos pelos bancos contra roubos, acidentes e incêndios. Como a Flórida é sujeita a furacões e tempestades tropicais é comum o imóvel ter este tipo de seguro como prevenção futura.
É muito importante pesquisar qual o melhor financiamento para seu investimento em adquirir um imóvel nos Estados Unidos. A hipoteca é bem comum em solo americano, e diferente do Brasil, é possível refinanciar e fazer mais de uma ‘mortgage’ em um só imóvel. Isto influenciou a crise imobiliária de 2008 que afetou profundamente o sistema financeiro americano, e algumas regulações necessárias foram criadas. Porém a hipoteca continua como uma principais e mais simples formas de financiamento de imóveis nos EUA.
Quer investir no mercado imobiliário americano com segurança? Fale com um de nossos corretores na WRA e encontre as melhores oportunidades de investimentos em imóveis na Flórida.