Blog

Saiba como escolher um corretor de imóveis nos Estados Unidos

A compra de um imóvel é um dos passos mais importantes na vida de uma pessoa e uma das decisões mais difíceis – especialmente quando o imóvel está localizado fora do Brasil – é qual imobiliária ou corretor escolher para auxiliar na aquisição da tão sonhada casa nos Estados Unidos.  A assistência de corretores qualificados e com conhecimento da legislação americana específica  é essencial para que o investimento do cliente  seja eficaz e lucrativo.

Brasil

Na procura por imóveis no Brasil geralmente o interessado consulta diversas imobiliárias simultaneamente.  A competição entre corretores e imobiliárias é acirrada pois não temos uma fidelização obrigatória entre as partes, e quem conseguir realizar a venda do imóvel primeiro recebe a comissão de corretagem. Esta é uma prática normal no mercado imobiliário brasileiro e que pode prejudicar o cliente se este não receber orientações corretas na hora de fechar o negócio, seja na compra ou na venda do seu imóvel, e pode acarretar em uma perda elevada de dinheiro. Não importa se este imóvel é destinado para moradia ou investimento, a desvantagem para o cliente é que o processo de procura é lento visto a  necessidade de estabelecer vários contatos no mercado para achar o imóvel desejado.

Mercado Imobiliário Americano

A busca por um corretor de confiança e aquisição de um imóvel nos Estados Unidos difere muito da prática brasileira, e realizar contato com mais de um profissional pode dificultar o processo de compra ou venda do imóvel. As casas disponíveis para venda estão expostas em um banco de dados chamado Multiple Listing System (MLS) e separados por mercados regionais. Este sistema pode ser acessado por todas as imobiliárias e corretores cadastrados especificamente em uma cidade ou região nos EUA. Um amplo conhecimento e o bom uso deste banco de dados é um grande diferencial na escolha de um corretor, pois ele tem a vantagem de orientar corretamente não apenas na escolha do imóvel, mas também nos documentos, requisitos legais e outras exigências específicas de cada legislação regional.

Como Funciona

As propriedades listadas para venda no MLS devem ser cadastradas, por via de regra, por apenas uma imobiliária. Estes imóveis ficam disponíveis para todos os corretores regionais com acesso semelhante, como também em outros sites de venda conhecidos com o Zillow, Trulia e Realtor.

A decisão correta na hora de escolher um profissional capacitado e especializado na região que o cliente deseja comprar seu imóvel é de grande importância! A escolha de um corretor que entenda as particularidades do banco de dados de imóveis, e o utilize de acordo com as necessidades do cliente, são fatores chaves para um investimento de sucesso. A relação entre clientes e corretores deve ser primeiramente de confiança – o corretor deve trabalhar com eficiência, rapidez e idoneidade, respeitando as regras da associação de Realtors americana e realizando as melhores escolhas para seu cliente; já para o investidor é recomendável que atue exclusivamente com um único corretor para que não acarrete em desconfiança e competição entre os profissionais e clientes.

Como escolher um corretor

Sendo assim, é preciso escolher um corretor capacitado e de confiança, com conhecimento do mercado imobiliário americano e com um histórico profissional positivo. Ter um relacionamento profissional colaborativo com outros parceiros especializados, como advogados e contadores, é também um ponto importante na prestação de assessoria no processo de aquisição do imóvel.

Nos Estados Unidos os distritos e cidades tem diferentes regras para administrar e regulamentar serviços como segurança, transporte e educação, o que dificulta e torna quase impossível que os corretores de imóveis saibam as peculiaridades do mercado imobiliário de cada região. Para isto, a WRA Real Estate Solutions selecionou corretores e profissionais de confiança, com currículo de sucesso no mercado e experiência em cada região que oferecemos nossos serviços! A WRA está sempre buscando aprimorar e prestar a melhor assessoria para seus clientes, preparada para indicar os  melhores profissionais em serviços essenciais e complementares no processo de aquisição do imóvel como contadores, advogados, assessoria tributária e fiscal, entre outros áreas mais específicas como lazer, escola, comércio e segurança da região escolhida pelo seu cliente.

Está  pensando em investir no mercado imobiliário americano? Entre em contato com a WRA Real Estate Solutions, nossos profissionais estão preparados para prestar uma assessoria eficaz e rápida e te ajudar a realizar o sonho da casa própria nos Estados Unidos!

Não deixe de acompanhar a WRA Real Estate Solutions no Facebook, Twitter, Google Plus ou pelo Instagram, e aproveite para tirar suas dúvidas sobre investimentos e receber novidades.

EnglishPortugueseSpanish