
Uma das prioridades para quem busca residir nos Estados Unidos, e tem filhos em idade escolar, é conhecer e entender o sistema educacional americano. Reconhecido mundialmente como a ‘terra da oportunidade’, a educação no país é prioridade nas políticas públicas e o governo garante educação gratuita de qualidade da pré-escola ao ensino médio – no total de 12 anos de ensino básico.
Nos Estados Unidos cerca de 80% das crianças frequentam escola públicas, que são conhecidas pela sua qualidade de ensino. Outro ponto que vale destacar é que cada aluno frequenta a escola do seu ‘distrito escolar’, ou seja, a escola mais próxima da região onde ele reside. Isto faz com que a escolha do local de compra do seu imóvel nos Estados Unidos seja muito importante pois influenciará a educação da sua família.
O sistema educacional americano funciona da seguinte forma:
Preschool
É o equivalente a Educação infantil aqui no Brasil. Neste módulo, crianças ente 3 e 5 anos tem os seus primeiros contatos com as atividades escolares. A Day Care, é uma espécie de creche e nos Estados Unidos, existem várias boas opções, com preços e localidades distintas.
Elementary School – Kindergarten
As crianças que frequentam o ‘Kindergarden’ (jardim de infância) tem entre 5 a 6 anos e este seria entendido como o ano 0, de início da formação infantil. O ‘Elementary School” integra do 1º ano até o 6º anos (idade entre 6 a 12 anos) e seria o equivalente ao nosso Ensino Fundamental, época importante para o desenvolvimento do domínio da língua inglesa pois a capacidade da criança para aprendizado é alta. Uma das preocupações de muitos pais brasileiros ao mudar para os Estados Unidos é se seus filhos terão dificuldade para compreender o diferente idioma, porém a adaptabilidade e absorção de conhecimento das crianças nesta idade é grande – e a experiência no sistema de ensino americano influenciará positivamente o seu futuro.
Divisão:
- Elementary School: 1st grade – alunos entre 6 e 7 anos- equivalente no Brasil ao 2º ano do Ensino Fundamental I.
- Elementary School: 2nd grade – alunos entre 7 e 8 anos- equivalente no Brasil ao 3º ano do Ensino Fundamental I.
- Elementary School: 3rd grade – alunos entre 8 e 9 anos- equivalente no Brasil ao 4º ano do Ensino Fundamental I.
- Elementary School: 4th grade – alunos entre 9 e 10 anos- equivalente no Brasil ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
- Elementary School: 5th grade – alunos entre 10 e 11 anos- equivalente no Brasil ao 6º ano do Ensino Fundamental II.
Middle school
O ‘Middle School’ seria uma continuação da preparação do aluno para o ‘High School”(Ensino Médio), na idade de 11 a 14 anos. As séries se dividem assim:
- Middle school: 6th grade – alunos entre 11 e 12 anos- equivalente no Brasil ao 7º ano do Ensino Fundamental II.
- Middle school: 7th grade – alunos entre 12 e 13 anos- equivalente no Brasil ao 8º ano do Ensino Fundamental II.
- Middle school: 8th grade – alunos entre 13 e 14 anos- equivalente no Brasil ao 9º ano do Ensino Fundamental II.
High School
O ‘High School’ americano, diferente do nosso Ensino Médio, tem a duração de 04 anos e uma de suas peculiaridades e qualidade é o caráter dinâmico e interativo dos estudantes quanto a escolha das disciplinas e grade curricular. No Brasil, por enquanto, temos 12 matérias obrigatórias no Ensino Médio – já nos Estados Unidos as únicas são história, política, inglês e matemática. Matérias como química, física e artes são eletivas e o aluno pode escolher qual delas tem preferência em seu currículo escolar já focando em seu futuro acadêmico e profissional. Com o diploma de conclusão do ‘High School’ o estudante poderá ingressar em qualquer universidade americana.
Divisões:
- High school: 9th grade (freshman year) – alunos entre 14 e 15 anos- equivalente no Brasil ao 1º ano do Ensino Médio.
- High school: 10th grade (sophomore year) – alunos entre 15 e 16 anos de idade- equivalente no Brasil ao 2º ano do Ensino Médio.
- High school: 11th grade (junior year) – alunos entre 16 e 17 anos de idade- equivalente ao Brasil ao 3º ano do Ensino Médio.
- High school: 12th grade (senior year) – alunos entre 17 e 18 anos de idade- no Brasil não há essa série.
University/College
O processo para ingressar em uma universidade dos Estados Unidos consiste em várias etapas e é mais elaborada que no Brasil. Aqui temos duas formas de avaliação: ENEM ou prova de vestibular, seja em faculdades públicas ou particulares. Já no processo de admissão em uma universidade americana é preciso passar pelas seguintes etapas e avaliações:
O processo de admissão ocorre da seguinte forma:
- Application Forms: é um questionário que deve ser preenchido pelo aspirante a ingressar na faculdade, com seus dados cadastrais e informação acadêmica como notas e atividades realizadas durante o High School.
- SAT- ACT- SAT II: é um teste de avaliação escolar, uma espécie de ENEM americano, porém ele tem três ‘matéria’ ou sessões de exame: matemática, interpretação de texto e redação. A pontuação e desempenho do estudante neste teste padronizado é um importante critério para entrada nas faculdades americanas.
- TOEFL e o IELTS: este teste é aplicado para avaliar o domínio da língua inglesa por solicitantes estrangeiros.
- Essays: também utilizado como critério de avaliação e ‘desempate’, os ‘Essays’ – ou redações – tem o objetivo de apresentar o candidato aos examinadores das universidades onde ele tem a oportunidade de contar sua história pessoal, trajetória acadêmica e objetivo profissional.
- Histórico Escolar: Análise do seu desempenho escolar, incluindo a posição do candidato no ranking da escola.
- Cartas de recomendação: : são cartas e documentos escritos por alguns professores do Ensino Médio do candidato onde apresentam as qualidades e suas opiniões do aluno na comunidade acadêmica.
- Entrevista: geralmente realizada nas universidades mais concorridas, um representante da faculdade irá conversar com o candidato para avaliar as etapas da aplicação e se seu perfil é adequado para frequentar a instituição de ensino.
Os cursos nas universidades americanas têm geralmente a duração de 4 a 6 anos e possuem um custo alto – diferente do Brasil, o ensino nas universidades públicas não é gratuito. Apesar de muitas universidades oferecerem bolsas de estudos, elas são concorridas e muitos alunos recorrem ao financiamento educacional e empréstimos para poderem usufruir de um bom ensino universitário. Nos Estados Unidos há também a opção da ‘Community College’, ou faculdade comunitária – elas são mais baratas, duram em média 02 anos e se assemelham aos cursos tecnólogos brasileiros.
Outra particularidade do sistema de ensino fundamental e médio americano é que ele opera de modo integral, em regra das 08:00 as 16:00 horas, do ‘Kindergaten’ até a última série do ‘High School’. O ano letivo se inicia no mês de Agosto, visto como estranho para nós brasileiros, mas isto ocorre porque o calendário escolar americano segue as estações do ano do hemisfério norte – o verão lá se inicia em Junho, como também as férias escolares! Além das férias, apenas alguns feriados e pausas existem na vida acadêmica dos estudantes: semana do Natal e Ano Novo e a chegada da primavera no mês de Março (Spring Break).
A importância e prioridade que os americanos dedicam ao ensino e a formação acadêmica e profissional de seus cidadãos é reconhecida mundialmente, e estudar em um país com essas características é uma vantagem para o futuro profissional de seus filhos e sua família!