Blog

Entenda como funciona o Sistema Educacional Americano.

Uma das prioridades para quem busca residir nos Estados Unidos, e tem filhos em idade escolar, é conhecer e entender o sistema educacional americano. Reconhecido mundialmente como a ‘terra da oportunidade’, a educação no país é prioridade nas políticas públicas e o governo garante educação gratuita de qualidade da pré-escola ao ensino médio – no total de 12 anos de ensino básico. Muitas das melhores universidades do mundo também estão nos Estados Unidos, no ranking publicado em 2016 as três mais bem avaliados foram MIT, Stanford e Harvard.

Nos Estados Unidos cerca de 80% das crianças frequentam escola públicas, que são conhecidas pela sua qualidade de ensino. Outro ponto que vale destacar é que cada aluno frequenta a escola do seu ‘distrito escolar’, ou seja, a escola mais próxima da região onde ele reside. Isto faz com que a escolha do local de compra do seu imóvel nos Estados Unidos seja muito importante pois influenciará a educação da sua família.

O sistema educacional americano funciona da seguinte forma:

Preschool

É o equivalente a Educação infantil aqui no Brasil. Neste módulo, crianças ente 3 e 5 anos tem os seus primeiros contatos com as atividades escolares. A Day Care, é uma espécie de creche e nos Estados Unidos, existem várias boas opções, com preços e localidades distintas.

Elementary School – Kindergarten

sistema-educacional-nos-estados-unidos-eua

As crianças que frequentam o ‘Kindergarden’ (jardim de infância) tem entre 5 a 6 anos e este seria entendido como o ano 0, de início da formação infantil.  O ‘Elementary School” integra do 1º ano até o 6º anos (idade entre 6 a 12 anos) e seria o equivalente ao nosso Ensino Fundamental, época importante para o desenvolvimento do domínio da língua inglesa pois a capacidade da criança para aprendizado é alta. Uma das preocupações de muitos pais brasileiros ao mudar para os Estados Unidos é se seus filhos terão dificuldade para compreender o diferente idioma, porém a adaptabilidade e absorção de conhecimento das crianças nesta idade é grande – e a experiência no sistema de ensino americano influenciará positivamente o seu futuro.

Divisão:

  • Elementary School: 1st grade – alunos entre 6 e 7 anos- equivalente no Brasil ao 2º ano do Ensino Fundamental I.
  • Elementary School: 2nd grade – alunos entre 7 e 8 anos- equivalente no Brasil ao 3º ano do Ensino Fundamental I.
  • Elementary School: 3rd grade – alunos entre 8 e 9 anos- equivalente no Brasil ao 4º ano do Ensino Fundamental I.
  • Elementary School: 4th grade – alunos entre 9 e 10 anos- equivalente no Brasil ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
  • Elementary School: 5th grade – alunos entre 10 e 11 anos- equivalente no Brasil ao 6º ano do Ensino Fundamental II.

Middle school

O ‘Middle School’ seria uma continuação da preparação do aluno para o ‘High School”(Ensino Médio),  na idade de 11 a 14 anos. As séries se dividem assim:

  • Middle school: 6th grade – alunos entre 11 e 12 anos- equivalente no Brasil ao 7º ano do Ensino Fundamental II.
  • Middle school: 7th grade – alunos entre 12 e 13 anos- equivalente no Brasil ao 8º ano do Ensino Fundamental II.
  • Middle school: 8th grade – alunos entre 13 e 14 anos- equivalente no Brasil ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

High School

O ‘High School’ americano, diferente do nosso Ensino Médio, tem a duração de 04 anos e uma de suas peculiaridades e qualidade é o caráter dinâmico e interativo dos estudantes quanto a escolha das disciplinas e grade curricular. No Brasil, por enquanto, temos 12 matérias obrigatórias no Ensino Médio – já nos Estados Unidos as únicas são história, política, inglês e matemática. Matérias como química, física e artes são eletivas e o aluno pode escolher qual delas tem preferência em seu currículo escolar já focando em seu futuro acadêmico e profissional. Com o diploma de conclusão do ‘High School’ o estudante poderá ingressar em qualquer universidade americana.

Divisões: 

  • High school: 9th grade (freshman year) – alunos entre 14 e 15 anos- equivalente no Brasil ao 1º ano do Ensino Médio.
  • High school: 10th grade (sophomore year) – alunos entre 15 e 16 anos de idade- equivalente no Brasil ao 2º ano do Ensino Médio.
  • High school: 11th grade (junior year) – alunos entre 16 e 17 anos de idade- equivalente ao Brasil ao 3º ano do Ensino Médio.
  • High school: 12th grade (senior year) – alunos entre 17 e 18 anos de idade- no Brasil não há essa série.

University/College

O processo para ingressar em uma universidade dos Estados Unidos consiste em várias etapas e é mais elaborada que no Brasil. Aqui temos duas formas de avaliação: ENEM ou prova de vestibular, seja em faculdades públicas ou particulares. Já no processo de admissão em uma universidade americana é preciso passar pelas seguintes etapas e avaliações:

sistema-educacional-nos-EUA

O processo de admissão ocorre da seguinte forma:

  • Application Forms: é um questionário que deve ser preenchido pelo aspirante a ingressar na faculdade, com seus dados cadastrais e informação acadêmica como notas e atividades realizadas durante o High School.
  • SAT- ACT- SAT II: é um teste de avaliação escolar, uma espécie de ENEM americano, porém ele tem três ‘matéria’ ou sessões de exame: matemática, interpretação de texto e redação.  A pontuação e desempenho do estudante neste teste padronizado é um importante critério para entrada nas faculdades americanas.
  • TOEFL e o IELTS: este teste é aplicado para avaliar o domínio da língua inglesa por solicitantes estrangeiros.
  • Essays: também utilizado como critério de avaliação e ‘desempate’, os ‘Essays’ – ou redações – tem o objetivo de apresentar o candidato aos examinadores das universidades onde ele tem a oportunidade de contar sua história pessoal, trajetória acadêmica e objetivo profissional.
  • Histórico Escolar: Análise do seu desempenho escolar, incluindo a posição do candidato no ranking da escola.
  • Cartas de recomendação: :  são cartas e documentos escritos por alguns professores do Ensino Médio do candidato onde apresentam as qualidades e suas opiniões do aluno na comunidade acadêmica.
  • Entrevista: geralmente realizada nas universidades mais concorridas, um representante da faculdade irá conversar com o candidato para avaliar as etapas da aplicação e se seu perfil é adequado para frequentar a instituição de ensino.

Os cursos nas universidades americanas têm geralmente a duração de 4 a 6 anos e possuem um custo alto – diferente do Brasil, o ensino nas universidades públicas não é gratuito. Apesar de muitas universidades oferecerem bolsas de estudos, elas são concorridas e muitos alunos recorrem ao financiamento educacional e empréstimos para poderem usufruir de um bom ensino universitário. Nos Estados Unidos há também a opção da ‘Community College’, ou faculdade comunitária – elas são mais baratas, duram em média 02 anos e se assemelham aos cursos tecnólogos brasileiros.

Outra particularidade do sistema de ensino fundamental e médio americano é que ele opera de modo integral, em regra das 08:00 as 16:00 horas, do ‘Kindergaten’ até a última série do ‘High School’. O ano letivo se inicia no mês de Agosto, visto como estranho para nós brasileiros, mas isto ocorre porque o calendário escolar americano segue as estações do ano do hemisfério norte – o verão lá se inicia em Junho, como também as férias escolares! Além das férias, apenas alguns feriados e pausas existem na vida acadêmica dos estudantes: semana do Natal e Ano Novo e a chegada da primavera no mês de Março (Spring Break).

A importância e prioridade que os americanos dedicam ao ensino e a formação acadêmica e profissional de seus cidadãos é reconhecida mundialmente, e estudar em um país com essas características é uma vantagem para o futuro profissional de seus filhos e sua família!

Entre em contato com a WRA Real State Solutions por qualquer um dos canais disponíveis. Estamos à disposição para ajudá-lo a fazer o melhor investimento imobiliário nos Estados Unidos! Não deixe de nos acompanhar pelo FacebookTwitterGoogle Plus ou pelo Instagram.  Nestes canais você será informado sobre os nossos artigos e novidades, como também poderá tirar suas dúvidas sobre investimentos no mercado imobiliário.

EnglishPortugueseSpanish