Os Estados Unidos tem um dos mercados imobiliários mais lucrativos e promissores do momento, e cada vez mais brasileiros estão sendo atraídos pelos ótimos preços, qualidade de vida, e — é claro — poder viver ou ter uma casa de temporada bem pertinho dos encantos da Disney World e da beleza de Miami.
Claro que uma decisão tão importante traz muitas dúvidas e receios, como onde comprar a casa nova, o quanto preciso investir ou qual o melhor imóvel pra a sua família. Por isto colocamos as dúvidas mais frequentes neste post — confira para começar a investir em imóveis nos Estados Unidos:
Preciso ser um cidadão americano para comprar uma casa nos Estados Unidos?
Não, você não precisa ter cidadania ou um green card para poder comprar e investir em imóveis nos EUA! O brasileiro que quer comprar uma casa na terra do Tio Sam precisa apenas de Passaporte e Visto Americano válido para poder realizar o seu sonho.
Outro documento importante é a Identificação Individual de Contribuinte ou ITIN, que é um número expedido para estrangeiros pagarem as taxas e impostos devidos ao governo americano em transações de valores. Nós iremos de auxiliar neste e em todos os passos para que você faça a melhor escolha na Flórida.
Preciso ter uma conta bancária na Flórida para comprar casas em Orlando?
Não é estritamente necessário que você tenha uma conta nos Estados Unidos, mas ter uma ajuda em questões burocráticas na remessa de dinheiros para o exterior como também para você receber os rendimentos e lucros do seu investimento!
Quais tipo de imóveis eu posso investir?
Na Flórida você pode investir em praticamente todos os tipo de imóveis: triplex, condomínios, duplex, single-family home — casas unifamiliares — as tradicionais aqui do Brasil, e townhouses, casas geminadas bem populares em Orlando. Estes imóveis podem ser para vários propósitos, seja ela para residência fixa ou por temporada e, se pretende investir nos EUA, uma propriedade comercial é um bom pedido.
Devo pagar a vista ou financiar meu imóvel nos EUA?
Não tem uma resposta certa para esta questão, depende sempre de qual imóvel, onde estará localizado este imóvel e — principalmente — o quanto pode e quer gastar em sua nova casa. Mas as vantagem de comprar à vista são muitas: poder de negociação com o proprietário, rapidez na conclusão da compra, sem custo adicional na escritura do imóvel, compra pode ser feito no Brasil e o imóvel não tem valor mínimo para negociar. Se você tiver o dinheiro em mãos, é mais vantajoso comprar à vista pois você pode conseguir um bom desconto sem muita burocracia.
O financiamento é também uma ótima escolha se você tem o dinheiro de entrada e não quer se endividar para realizar o sonho da casa no Sunshine State. Os juros das parcelas são bons e razoáveis — 5 a 6% ao ano — e você pode realizar o financiamento em bancos brasileiros com representatividade nos EUA, como o Banco do Brasil Américas., ou em banco americano. Não é complicado ou difícil conseguir este empréstimo para investir em imóvel nos EUA, só que para os estrangeiros algumas regras mudam e taxas adicionais são exigidas.
Tenho que viajar para os EUA para o fechar o negócio?
Embora você possa utilizar este pretexto para poder aproveitar as belezas da Flórida, não é necessário que você se desloque até os EUA para fechar o negócio. Com um documento autorizando seu representante, você dá este ‘poder’ para que uma pessoa o represente no que for necessário — como a assinatura do contrato de sua casa nova.
Comprar imóveis em Orlando dá direito ao Green Card?
Esta é uma da dúvidas mais frequentes de quem procura adquirir um imóvel em Orlando e nos Estados Unidos: comprar uma propriedade em solo americano me dá o direito ao Green Card? E a resposta é não! Investir em um imóvel nos EUA não significa que você poderá ganhar o status de residente permanente.
Para isto existem alguns vistos de investidores, ou o visto L-1 que autoriza a transferência de funcionários em cargo de gerência em uma empresa estrangeira. Mas apenas ser proprietário de um imóvel nos Estados Unidos não permite a residência permanente.