Blog

bandeira dos estados unidos e bandeira do brasil - comparativo

Brasil x Estados Unidos: Vale a pena mudar de país?

Vale a pena mudar de país? Comparativo entre Brasil x Estados Unidos

Nunca se falou tanto em sair do país para construir uma nova vida em um outro lugar, como hoje em dia. O mercado turístico contribuiu muito para esse feito, apresentando ao viajante o néctar da civilidade. Mas, antes de fazer qualquer plano, é essencial que você tenha em mente a seguinte situação: uma coisa é sair de férias para conhecer um novo país e outra coisa, é residir nele. São realidades bem distintas, embora sejam ótimas oportunidades. Largar todos os alicerces do seu país e sair em busca de melhores condições de vida e maiores perspectivas para a sua família, não é uma questão simples, pois todos os elementos para esse plano não são apenas racionais. Mas afinal, ‘Brasil x Estados Unidos: vale a pena mudar de país?’.

Brasil: ame-o ou deixe-o

Fazer uma comparação entre o Brasil x Estados Unidos, é uma questão muito complicada. O nosso país é muito extenso e com características sociais, climáticas, culturais e econômicas muito distintas em cada região. É como se existissem vários “Brasis” em um só Brasil. Atualmente estamos passando não pelo melhor cenário político e econômico da história, logo isso pode induzir o desejo do brasileiro de sair do país e assim buscar refúgio em um outro lugar.

Ter a alternativa de construir a vida em um outro país como os Estados Unidos, é uma oportunidade tentadora. Viver em um país economicamente estruturado e com o custo de vida mais acessível que o nosso. Além de ser muito vantajoso, é uma experiência riquíssima para todos. Abaixo resolvi fazer um breve comparativo entre o Brasil x Estados Unidos para que você possa observar as vantagens de cada país.

Segurança Brasil x Estados Unidos

Um dos pontos que mais pesam quando o assunto é sair do Brasil e ir morar nos Estados Unidos, sem dúvida nenhuma é a questão da segurança. Hoje a segurança nacional é caótica e sem perspectiva de melhoria a curto prazo. Em contra partida, os Estados Unidos também não é o país mais seguro do mundo. Casos de violência também acontecem, porém em números bem menores, e as diferenças se explicam pela questão da impunidade. É frustrante observar que essa questão não está sendo resolvida, e apenas virou mais uma estatística no nosso país.

imagem pra simbolizar a discussão sobre impostos entre Brasil e Estados unidos - imagem cheia de documentos, calculadora e a palavra taxa em inglês

Carga tributária Brasil x Estados Unidos

A carga tributária no Brasil é muito alta e isso não é de hoje. Paga-se muito imposto, arrecada-se muito, mas o retorno, não chega nem perto de ser satisfatório. Nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos, o imposto também é alto, mas você enxerga de maneira clara o seu retorno, seja na segurança, saúde, educação ou em outras esferas, o importante é que tem um retorno e é bem visível.

 

Educação Brasil x Estados Unidos

imagem de livros com o capelo de formatura e ao fundo um quadro negroTer a oportunidade de estudar fora e se aprimorar em uma segunda língua como o inglês, sem dúvida, fará a grande diferença na formação de uma criança, e esse não é o único ponto. A cada dia podemos observar o total descaso com a educação no nosso país. Podemos apontar a falta de investimentos na educação, como uma das principais causas do Brasil não crescer. Se observarmos os países bem desenvolvidos, como o próprio Estados Unidos, China e Japão, todos tem como uma das prioridades o investimento em educação e logo, percebemos os seus resultados. Para saber como funciona o sistema educacional nos Estados Unidos, leia o artigo que saiu aqui no Blog. Viver em um país que tem como prioridade a educação, todos têm a ganhar.

Custo de vida Brasil x Estados Unidos

Outra questão que para muitos seria o estopim para deixar o Brasil rumo aos Estados Unidos, seria a questão do custo de vida. Hoje, no Brasil para “sobreviver’’ está muito caro. Itens como alimentação, transporte e educação estão entre os gastos mais elevados em todas as capitais brasileiras. Sabendo que mesmo com o alto valor do dólar bem superior ao do Real, encarecendo as passagens aéreas, mesmo assim acaba compensando viajar para os Estados Unidos, já que fazer compras lá, ainda é mais vantajoso.

Custos fixos de uma moradia, como água, gás, internet, TV e celular, também são bem inferiores comparados com os valores no Brasil. Em outras palavras, é mais acessível viver nos Estados Unidos do que no Brasil hoje. Lembrando que uma situação é viver nos Estados Unidos ganhando em dólar e outra bem distinta é morar lá e se manter com rendimentos em reais. Nesse caso, fica complicado pela instabilidade econômica e pela variação da cotação do dólar.

Mudança

Para a realização de uma mudança, é necessário cautela e planejamento. Se o seu desejo é realmente sair do Brasil e ir para os Estados Unidos, vá em frente. Pesquise todas as possibilidades e oportunidades para a obtenção de um visto que te permita viver legalmente no país. O primeiro passo é entrar em contato com um advogado de imigração, podemos te indicar.

Independente de eu ter falado que é preciso ter planejamento e cautela para a realização de uma grande mudança como essa, às vezes, o que mais precisamos é de uma dose de determinação e coragem. Dificuldades sempre aparecerão e isso não deve ser motivo para não correr atrás do seu sonho. Mas e aí, ‘Brasil x Estados Unidos: vale a pena mudar de país?’, deixa um comentário com a sua opinião.

Quer morar nos Estados Unidos? WRA te auxilia neste processo. A WRA Business & Real Estate oferece ao cliente uma consultoria intensiva com a parceria de experientes advogados de imigração. Somos uma rede de suporte, com especialistas em cada serviço necessário para o processo de aquisição de um imóvel na Flórida.

Não perca a oportunidade de realizar seu sonho de ter um imóvel no exterior e lucrar em dólar. Fale conosco e saiba mais, WhatsApp: +1 (407) 967 9088 ou contato@wra-usa.com.

Cadastre-se para receber ofertas e novidades por email: http://wra-usa.rds.land/receber-ofertas

Não deixe de acompanhar a WRA pelo Facebook, Instagram e/ou LinkedIn. Por lá você acompanha novos artigos e conteúdo que iremos desenvolver.

Deixe uma resposta

EnglishPortugueseSpanish
Skip to content